Comunicado: Falecimento de Padre Prof. Doutor Joaquim Cardozo Duarte

by Filosofia na Católica

pe-CardozoDuarteÉ com grande pesar que comunicamos o falecimento, ocorrido ontem,  26 de Novembro de 2013, do Padre Professor Doutor Joaquim Cardozo Duarte, antigo docente da Área Científica de Filosofia.

O Coordenador da Área Científica de Filosofia, Prof. Doutor Américo Pereira, escreveu-nos este breve e fiel retrato:

«O Pe. Joaquim Cardozo Duarte serviu a Universidade Católica com grande abnegação e amor e era um Homem que amava a Ciência, a Filosofia e os Alunos.

Que Deus o receba em seu Seio, onde a Sua sabedoria preencherá o desejo de Logos que habitava o nosso Amigo.»

A Área Científica de Filosofia manifesta as suas sentidas condolências aos seus familiares e amigos.

Nota biográfica do P. Joaquim Cardozo Duarte

O Padre Cardozo nasceu no dia 18 de novembro de 1941, em Condeixa a Nova. Depois de frequentar os Seminários diocesanos de Coimbra foi ordenado sacerdote a 15 de agosto de 1965, por D. Ernesto Senna de Oliveira, na cidade de Figueira da Foz.

Dedicou a sua vida ao serviço da Igreja numa grande entrega ao estudo e ensino, sobretudo no campo da Filosofia. Terminado o curso no Seminário, fez licenciatura em Filosofia na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, foi bolseiro da Fundação Calouste de Gulbenkian em Paris com frequência na Sorbonne e no Collège de France, mais tarde faz doutoramento na Universidade Católica, em Lisboa em torno da temática “A Poética do Desejo – Uma introdução à Filosofia de Jean Nabert”.

Foi professor na Escola do Magistério de Coimbra, no Colégio de S. Teotónio, no Iset e na Universidade Católica em Lisboa.

O  jornalismo foi outro campo com que serviu a Igreja. Foi Diretor do Correio de Coimbra e Diretor do Secretariado Nacional das Comunicações Sociais da Igreja. Publicou diversos artigos em revistas e jornais da sua época.

No Patriarcado de Lisboa, onde passou os últimos anos de vida, exerceu funções pastorais designadamente na zona de Frielas.

Morreu em Lisboa no dia  26 de Novembro de 2013

[Fonte: AQUI ]

Anúncios